É uma planta endêmica (exclusiva) da Caatinga e do Brasil. O caroá (nome cientifico: Neoglasiovia variegata), também conhecido como gravatá, gravá, caruá, croatá, caraguatá e coroatá, é um tipo de bromélia de poucas folhas, com flores vermelhas ou rosadas. Seu nome vem da palavra em tupi kara wã, que significa talo com espinho. É uma planta resistente e típica das áreas de Caatinga.
O caroá possui um grande potencial econômico, devido a produção de fibras, a partir de suas folhas. As fibras são utilizadas para confecção artesanal de cordas, redes, barbantes, cestarias, esteiras, sacolas, chapéus e tecidos. Em comunidades rurais do semiárido, as fibras são utilizadas também na construção de casas de taipas, como estrutura de sustentação do barro. Na primeira metade do século XX, a espécie teve grande importância econômica no Nordeste, visto que foi amplamente utilizada na produção de fibras têxteis e de cordas transadas, que se diferenciava de outras vibras por sua maior resistência. A espécie também apresenta potencial para produção de celulose, biocombustível, além de ser utilizada como ornamental, medicinal e alimentícia.
Estudos de incentivo à conservação do caroá e de sistematização de seu cultivo são necessários, visto que a espécie tem sido coletada de forma extrativista, resultando no seu desaparecimento local em algumas regiões do nordeste brasileiro.
Temos como missão a prestação de serviços técnicos de forma responsável e ética, entregando sempre os melhores resultados, com agilidade e comprometimento com os nossos clientes.
Ser um empresa de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores e comunidade, através da qualidade de nossos produtos, serviços e relacionamento.
Univ. Federal de Pernambuco (UFPE)
Univ. Federal de Pernambuco (UFPE)
Universidade Cândido Mendes (UCAM)
Instituto 11 Elo
Universidade Estácio de Sá
Universidade Estácio de Sá
Universidade de Pernambuco
Instituto Fed. do Sul de Minas (IFSULDEMINAS)
Insituto 11 Elo